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Reestruturando a visita 

Visual Aid

Tubos de ensaio

DATA: Out/22 a Fev/23

MINHA FUNÇÃO: UX/UI Design Lead

CLIENTE: Confidencial

ÁREA DE ATUAÇÃO: Farmacêutica

Visão geral

O Visual Aid (VA) é um material repleto de dados científicos focado em auxiliar o representante da indústria na visitação de médicos especialistas. O material é apresentado c um iPad.

 

As visitas tem o papel de informar sobre estudos atualizados, manter o produto na memória do profissional de saúde e destacar seus benefícios.  

Problema

O cliente procurou a agência pedindo a redução do número de páginas do VA, com a premissa de que seus representantes utilizavam em média 3 a 4 telas de 82, pois a visita dura em torno de 15 minutos.

Houve também relatos de resistência á adesão do esquema de apresentação por parte de alguns representantes.

Solução

Ao analizar o problema mais profundamente, constatamos que o número de telas poderia ser reduzido porém, não resolveria a questão principal.

A navegação foi refeita e criamos 2 novas ferramentas que resolveram a maior dor dos stakeholders e oferecemos treinamento da ferramenta para conseguirmos 100% de inclusão.

Pesquisa & entrevistas

Como o cliente chegou com o pedido específico para melhorar um produto já bastante conhecido pelo grupo, optamos por partir diretamente para a ação.

 

Foram feitos acompanhamentos com os representantes durante a visita para entender o comportamento do interlocutor e do ouvinte em relação ao material existente.
 

Simultaneamente, fizemos entrevistas com alguns representantes para entender onde estava o maior desamparo na utilização do VA (Visual Aid).

Definição & ideação

A partir da etapa anterior montamos as personas, mapas de empatia e de afinidade e durante a sprint foi constatado que precisaríamos criar duas novas ferramentas para atender ás necessidades dos stakeholders.

  • Com a primeira: possibilitar a personalização completa do conteúdo do VA apresentado para cada visita realizada, visto que cada especialidade médica pode ter interesse em diferentes informações.

  • Com a segunda: viabilizar a seleção e envio de e-mail autorizado ao profissional com materiais disponibilizados pelo cliente como protocólos, estudos científicos e/ou infográficos (à escolha do usuário), com poucos cliques.

Esta entrega foi faseada em duas etapas para não prejudicar o deadline da primeira ferramenta, sendo ela a mais importante.

Neste ponto contamos com especialistas em redação técnica científica para selecionar as key messages em cada nível da arquitetura da informação, User Flow e User Journey.

Wireframes & protótipo

Partimos então para o desenvolvimento e validação dos wireframes com prototipagem de baixa fidelidade (imagens do processo acima).

Após receber o novo KV do material partimos para aprovação de layout e em seguida para prototipagem de alta fidelidade, sempre conferindo funções e possibilidades com o time de programação, já que seria disponibilizado na ferramenta interna já utilizada pelo cliente.

Clique abaixo e veja um vídeo rápido do protótipo final funcionando.

Feedback

Por ser um material complexo e totalmente novo (inclusive no mercado), desenvolvemos e oferecemos treinamento para os representantes do cliente com workshops presenciais e plantões de dúvidas online. Este processo durou 3 semanas e foi feito com os protótipos ja que o material ainda estava sendo programado.

O resultado foi uma visita muito mais eficiente e frutífera para ambos os lados (representantes e profissionais) e um grande feedback positivo por parte do contratante com depoimento de melhora substancial na utilização do material e qualidade das visitas.

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